segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Meninas adquiridas na expo Jardim Botânico e presentes.


Thunia

cattleya lueddemanniana


Essas duas a Thunia e a Catleya eu comprei na exposição.

As outras abaixo foram me presenteadas pela Amiga Paula....fiquei encantada com essas meninas espero conseguir cultivá-las.

Galeandra

Galeandra

Encyclia Randi

Catleya Viólacea
Eulophia

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Oração ....

ORAÇÃO DAS ORQUIDOIDAS


Querido Deus,
Até agora o meu dia foi bom:
não fiz fofoca,
não perdi a paciência, não acusei meu marido,
não fui gananciosa, sarcástica, rabugenta, chata e nem irônica.
Controlei minha TPM,
não reclamei,
não praguejei,
não gritei,
nem tive ataques de ciúmes.
Não comi chocolate.
Também não fiz débitos em meu cartão de crédito comprando orquídeas ( na data de hoje) e nem dei cheques pré-datados em orquidários.
Mas peço a sua proteção, Senhor, pois estou para
levantar da cama a qualquer momento...

Amém!

_________________
Murilo Goulart

domingo, 6 de novembro de 2011

Exposição Teatro Nacional ( Sala Villa Lobos)





Gente olha a minha cara de desanimo........aff depois de mais de 3 horas fazendo a prova do ENADE, cansadissima e de carona passei correndo pra ver a exposição de orquidea no Teatro Nacional. Gente amei cada uma linda e o preço aff eita que tava salgado......mais não resisti e tive que trazer uma né...kkkkkk
So não sei o nome pois não havia, e ultimo dia é uma loucura...eijos esta com haste floral, quando abrir eu mostro, amanhã venho com a foto da que comprei  pra me falarem o nome ok

sábado, 5 de novembro de 2011

Dicas sobre cultivo de catasetum...

 
AMBIENTE
Ao iniciar o cultivo de catasetum é necessário a escolha de um local com boa ventilação e que tenha uma cobertura para proteção do excesso de chuva e separado de outras plantas.

A maioria dos catasetum são plantas de regiões quentes, e maioria das espécies não tolera a exposição por muito tempo a baixa temperatura ou seja inferior a 4 Cº e neste caso as plantas deverão ser abrigadas em lugares aquecidos.

PLANTIO
O transplante ou plantio deverá ser feito no final do inverno, quando as plantas começam a brotar e emitir as raízes novas. Os vasos indicados são de plástico para as regiões secas e de barro para as regiões onde há muita umidade e deve-se escolher vaso proporcional ao tamanho das plantas. O substrato fica a critério de cada um, o importante é que dê condições de aeração, fixação e disponibilidades de nutrientes. Exemplo : xaxim, musgo coxim, piassava, casca de arvores (Pinus, corticeira, peroba, ipês, etc..)

CICLO VEGETATIVO
Os catasetum tem dois períodos distintos ou seja período de crescimento e período de dormência. No período de crescimento os mesmo necessitam de muita água, adubação e tratos culturais, enquanto no período de dormência, que começa logo após as quedas das folhas é neste período que as plantas deverão ficar sem receber água e protegidos de chuvas, com exceção as espécies do alto Amazonas que poderão ser irrigados levemente a cada 15 dias evitando de irrigar nos dias de alta umidade ou dias que a temperatura estiver baixa.

IRRIGAÇÕES
Os cuidados com ás irrigações: irrigar os catasetum somente pela manhã e evitar de irrigar nos dias de alta umidade de modo que à tarde as partes aéreas das plantas estejam enxutas, se a sua região é de alta umidade faça a irrigação somente no substrato evitando que os pequenos brotos fiquem com a água acumulada, o que pode vir a causar o apodrecimento do mesmo. Neste período de crescimento deve-se irrigar com abundância.

ADUBAÇÃO
Para se obter plantas fortes é necessário uma boa adubação no período de crescimento mas sem exagerar na dosagem. Usa-se as doses recomendadas, porem aplique com mais freqüência, usando a formulação balanceada Ex: 10-10-10 ou 20-20-20, dependendo do substrato, pode-se fazer o uso da torta de mamona, usando meia colher de chá em uma só aplicação logo após o inicio da brotação, não é recomendado aplicar quando o substrato for xaxim ou musgo.

TRATOS CULTURAIS
No período de crescimento os catasetum estão sujeitos ao ataque de pragas e fungos;

Pragas: As principais pragas que atacam os catasetum são : Ácaros, lagartos, percevejos, pulgões, cochinilhas e besouro.

Ácaros: Atacam as folhas tornando-as amarelas que posteriormente secam. Quando os bulbos estão em formação, prejudicam o desenvolvimento dos mesmos ou levam a perda total.

Lagartas: Atacam brotos e folhas novas e a haste floral. No caso dos brotos, este comem o miolo, o que leva à perda do bulbo que ira se formar.

Percevejos: Estes são menos comum e atacam principalmente a haste floral sugando-as e levando a queda dos botões.

Pulgões e Cochinilhas: Estes atacam raízes, bulbos, folhas e principalmente os brotos sugando-os e podendo levar a perda total da planta se não for tratada a tempo.

Besouro: Este quando em forma de larva desenvolve-se dentro da haste floral o botões o que leva a perda da floração. Na forma adulto, atacam as flores.

Cuidados: Verifique as plantas periodicamente e quando notar a presença destas pragas, consulte um técnico para orienta-lo no tratamento.

Fungos: Estes aparecem nos bulbos, gemas e folhas. O que geralmente são causado pôr excesso de umidade e a falta de ventilação . Os principais danos são a perda das folhas ou das plantas quando ocorrem nas gemas. Quando notar o aparecimento de pequenas manchas escuras em qualquer parte das plantas, deve-se fazer aplicação de um bom fungicida e procurar arejar mais as plantas.

Novidades ganhei da amiga nice